domingo, 11 de fevereiro de 2018

Filmmaker de eventos: esta profissão vale a pena?



Muitos jovens sonham com ser editores de vídeo, cinematógrafos ou com outras profissões ligadas à área de conteúdos multimédia. Mas com um panorama por vezes tão inóspito no mundo da arte, começam a surgir outras profissões ligadas aos vídeos de eventos, tais como “filmmaker de eventos”. Será que este tipo de profissões vale a pena?


O que faz um filmmaker de eventos?


Os filmmakers de eventos são os responsáveis por realizar os pequenos filmes de um evento. Ou seja, são responsáveis pela filmagem, iluminação, captação de som, montagem e pós-produção do vídeo do evento. Isto significa que cada evento que um filmmaker capta será convertido num mini-filme ou documentário.


Hoje em dia é cada vez mais comum querer ter dezenas de frames que nos ajudem a recordar cada momento para a posteridade - daí haver cada vez mais procura de filmmakers para registar casamentos, festas de aniversário, baptizados, eventos empresariais, inaugurações ou festas de diversas marcas, entre outros. Estes vídeos de eventos são valiosíssimos para as empresas, pois podem ser divulgados nos seus websites, redes sociais e distribuídos entre os seus parceiros.


A grande vantagem é que, portanto, há um fluxo muito mais constante de pedidos e de clientes do que noutro tipo de profissões mais artísticas, que costumam saltar de projecto em projecto. Aliás, a crescente procura de vídeos institucionais, vídeos corporate e de storytelling apenas significa que é uma profissão em plena expansão.



É também uma excelente oportunidade de ser freelancer ou de se juntar a uma pequena equipa, o que lhe permitirá tomar as rédeas da sua carreira. Uma vez que se trata de um trabalho especializado e que leva muitas horas - é preciso contabilizar a pré e pós-produção - também existe a oportunidade de ter uma boa remuneração como filmmaker de eventos.



Portanto, sim. Se tem aptidão para filmar e editar vídeos, atreva-se a começar uma carreira como filmmaker de eventos! Ou, pelo menos, dedique-se a esse extra para ganhar mais algum dinheiro no fim do mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário