segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Dicas para lançar o seu canal de vídeos tutoriais

A tecnologia avança tão rapidamente que os vídeos tutoriais (muitas vezes divulgados através do Youtube) se tornaram nos manuais de instruções dos dias de hoje. Seja para explicar como funciona um determinado programa, seja para explicar como secar o cabelo em 5 minutos, há dezenas de empresas e de bloggers que se focam nos vídeos tutoriais para vender os seus produtos, serviços ou para simplesmente aconselhar a sua audiência.





Mas apesar de parecer um método simples, fazer vídeos tutoriais tem mais “ciência” do que parece à primeira vista! Se o seu plano é lançar um canal de vídeos tutoriais, veja os pontos de deve esclarecer de antemão:

O vídeo fala por si (motiongraphics) ou precisa de voice-over?

Essencialmente, há dois tipos de vídeos tutoriais: os vídeos que explicam todo o processo por si próprios e os que se apoiam maioritariamente no voice-over. Não há um tipo de vídeo mais acertado do que outro, mas deve ter em consideração a sua audiência. Se tem uma empresa e o seu objectivo a longo-prazo é traduzir os vídeos, então talvez seja mais fácil mudar algumas letras no grafismo do que contratar um segundo ou terceiro locutores para o voice-over.

Vai mostrar apenas o produto/serviço ou prefere um “mentor” a explicar?

Um vídeo tutorial pode simplesmente ser um vídeo de motiongraphics em que explica os diferentes passos para usar o seu produto ou contratar o seu serviço. Por outro lado, há vídeos tutoriais em que existe uma espécie de “mentor” que explica e acompanha todo o processo. Qual é o estilo que se adequa melhor ao seu produto? Como se pode aproximar mais da sua audiência? Tem algum elemento carismático na sua equipa? Pondere todas estas variáveis antes de decidir o estilo de tutorial que prefere.

Onde vai divulgar os seus vídeos tutoriais? E para quem?

Por último, tenha em consideração de os seus vídeos tutoriais vão ser distribuídos online, através do seu website e redes sociais, ao cliente final ou, se pelo contrário, o objectivo é chegar aos seus parceiros de negócio em canais B2B. Imagine, por exemplo, a divulgação de um novo produto farmacêutico: acha que o paciente e o médico vão ver o mesmo tipo de tutorial? O meio de divulgação e o público final devem definir sempre a forma como apresenta o seu produto e como realiza os vídeos!

Sem comentários:

Enviar um comentário