segunda-feira, 15 de abril de 2019

Vai comprar casa? Conheça 4 factores que valorizam a sua casa



Comprar uma casa é um investimento muito grande. Provavelmente irá contrair um empréstimo que vai ficar a pagar durante vários anos. Portanto, deve prestar atenção aos factores que podem valorizar a casa a longo-prazo.




Localização 


A localização é um dos factores que mais contribuem para a avaliação da casa. Não é segredo para ninguém que há zonas da cidade em que as casas são mais atrativas. Normalmente, são zonas mais seguras, melhor servidas de transporte públicos, próximas de todo o tipo de comércio. Se está realmente interessado numa determinada casa, procure saber que projectos já estão aprovados para a zona: vai haver uma expansão do transporte público? Haverá novos supermercados ou superfícies comerciais? Parques para as crianças? Ninhos de empresas? 




Proximidade a serviços


Talvez agora estejam só à procura de uma casa para vocês, mas quem sabe o que nos espera no futuro? A proximidade a serviços como escolas e hospitais é sempre um ponto positivo. Mesmo que nunca venham a precisar, valoriza a casa no caso de algum dia quererem vender. Isto porque haverá sempre famílias à procura de casas próximas dos serviços que precisam no dia-a-dia. Outra coisa a ter em consideração é que, tendo todos os serviços próximos, vai acabar por poupar na gasolina e na manutenção do carro.




Ano de Construção/ Condição


O tempo não pára. Se comprar uma casa antiga, é provável que não acompanhe bem a passagem do tempo. Portanto, o ano de construção é um dos factores que mais valorizam a sua casa. Mas claro que o ano de construção não é tudo: a condição em que o edifício se encontra também conta. Há edifícios de 1990 que ainda parecem recentes, enquanto outros já revelam problemas estruturais. Faça bem uma avaliação de todo o prédio e dos materiais que foram usados. Evite prédios que estão maioritariamente desabitados, pois daqui a alguns anos é provável que o prédio esteja num estado ainda pior de conservação. 




Área


Vai comprar um T2 espaçoso, com área suficiente para fazer um quarto extra ou um +1? Ou vai investir numa caixa de fósforos que mal dá para abrir uma cama? A área da casa é um dos factores que mais contribui para a avaliação do imóvel para pedir crédito e não é por acaso. Uma casa com quartos espaçosos numa boa localização vai sempre ser um activo seguro para o banco. Já um estúdio pequeno, que agora tem um valor alto por causa do boom do turismo, pode valer muito menos daqui a alguns anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário