domingo, 7 de abril de 2019

Como comprar o teu primeiro carro



Se és jovem e aprendeste recentemente a conduzir, é normal que estejas ansioso para ter um carro. Afinal, quem é que quer estar sempre a pedir o carro emprestado aos pais para sair? Mas comprar o teu primeiro carro é uma conquista e exige algum esforço financeiro, por isso pega na calculadora e pensa bem antes de decidires.



Comprar um carro em segunda mão


Comprar um carro em segunda mão é provavelmente a forma mais económica de comprares o teu primeiro carro. Bem, na verdade há carros que são caros mesmo em segunda mão, mas estamos a assumir que vais tomar uma decisão sensata e comprar os modelos mais baratos. 


Se tiveres um “pé de meia” consegues comprar o carro sem pedir dinheiro emprestado, o que significa que não tens de fazer um empréstimo ou pagar juros. Caso não tenhas esse pé de meia, começa a enviar currículos para part-times e trabalhos de Verão, pois se conseguires poupar 1000€ já consegues comprar um carro dos anos 90. E o vintage está na moda!

Leasing de carros


Outra alternativa é optares não pela compra, mas por um leasing de um carro. Aliás, este é um esquema muito utilizado por quem trabalha em plataformas como a Uber e Cabify. Aqui pagas uma prestação mensal durante um determinado período de tempo - quase como uma “renda” do carro - e, no termo do contrato, podes optar por trocar de viatura, comprar por um valor mais baixo, ou entregar o automóvel.


A grande desvantagem é aqui o carro não chega a seu “teu” e o seguro do automóvel também será mais caro do que o habitual. Mas, se o teu objectivo é ter sempre um carro como novo e ir trocando, pode ser uma boa opção. As plataformas como a Uber e Cabify, por exemplo, exigem que os carros cumpram certos requisitos (não podem ser antigos, etc) e portanto esta é uma boa forma de te aventurares nessas plataformas.


Comprar um carro novo mais económico


Se não queres arriscar a comprar um carro em segunda mão, podes sempre procurar quais são os carros mais económicos actualmente no mercado. O mais provável é que as tuas economias não sejam suficientes, por isso terás de pedir um crédito automóvel à banca. 


Nesse caso, o banco tem de analisar as tuas finanças: é normal pedirem recibos de rendimento, extractos bancários, a declaração de IRS e uma série de outros documentos. Se não tens um emprego estável, ou se o teu contrato é a termo, o mais provável é que não te concedam o empréstimo ou que não te dêem um spread atractivo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário