quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Como mudar as tomadas de casa?

Tem uma tomada partida? Não gosta do aspecto das tomadas antigas? Mudar as tomadas de casa é uma reparação relativamente fácil de fazer, desde que tenha alguns cuidados. Veja aqui o passo a passo para mudar as tomadas de casa:





1. Desligar a luz no quadro


O primeiro passo para mudar as tomadas de casa é desligar a luz no quadro. Se estiver a trabalhar numa zona com bastante luminosidade, pode mandar o quadro todo abaixo para se sentir mais seguro. Se estiver a trabalhar numa zona interior (por exemplo, o hall ou a casa de banho), desligue apenas a fase do quadro que corresponde às tomadas. Na maioria dos quadros, continua a ter luz mas não há qualquer corrente a passar para as tomadas.


Desligar o disjuntor no quadro é a melhor forma de garantir que está a fazer o trabalho de electricidade de forma segura e que não vai apanhar um choque. Se quiser ser ainda mais cuidadoso, pode usar um detector de tensão para ter a certeza que não há qualquer corrente a passar pela tomada. (Este tipo de detectores também é muito útil se quiser mudar um candeeiro, por exemplo, por isso dá sempre jeito).


2. Remover a base antiga


Agora que já desligou o disjuntor no quadro, pode começar a remover a tomada antiga. Em primeiro lugar, remova o espelho (a parte de fora). Em princípio, basta usar uma chave de parafusos de um dos lados e puxar com os dados até sair. Não faça muita força, porque é sobretudo uma questão de jeito.


A seguir, precisa de tirar a tampa. Normalmente, há um parafuso entre as entradas da tomada. Basta desparafusar para conseguir tirar a tomada. No caso de ter uma chapa integrada na tomada, deve haver dois parafusos na lateral. Desaperte estes parafusos e, a seguir, tire a chapa da tomada.


3. Colocar os cabos no sítio certo


O passo seguinte para mudar as tomadas de casa é o mais crucial: colocar os cabos. Com uma chave pequena de electricista, afrouxe cada um dos bornes e puxe os cabos. Os cabos pretos, castanhos ou cinzentos são a fase, o azul é o neutro e o amarelo ou verde é a ligação à terra (alguns prédios podem não ter este último).


Agora, limpe a caixa. Se os cabos estiverem em bom estado, basta colocar os bornes na nova tomada com parafusos ou à pressão, conforme o modelo. Não deve deixar nenhum fio de cobre fora do borne. Puxe cada um dos fios para garantir que está bem fixo. Se não estiver bem fixo, pode haver sobreaquecimento e um curto circuito mais tarde.


4. Encaixar a caixa da tomada


Coloque os cabos dentro da caixa da tomada e encaixe a chapa. Rode a caixa da tomada até que as cabeças dos parafusos entrem pela parte mais larga do buraco e volte a rodar até centrar a tomada propriamente dita (se não fizer isto, a tomada não vai ficar alinhada!). Depois, basta aparafusar a chapa da mesma forma que desaparafusou o antigo.


5. Colocar o espelho e a tampa


E pronto, chegámos ao passo final! Agora, só falta colocar a tampa da tomada e o espelho. Fixe a tampa do mecanismo com o parafuso central e, a seguir, encaixe o espelho. Algumas tomadas mais recentes têm a tampa e o espelho integrados, por isso são ainda mais fáceis de encaixar e de substituir.


Fácil? Difícil? O que acharam? Sei que mexer na electricidade assusta sempre um bocadinho, mas acreditam que mudar as tomadas de casa não é nada complicado. Pelo menos desde que os cabos estejam em bom estado, claro! No caso de terem alguma dúvida ou de repararem que não há fio terra, é melhor não continuar o processo e chamar um electricista.


Para quem precisar, deixo aqui o link para encontrarem um electricista para instalação de tomadas ou reparação de interruptores (porque os interruptores são mais difíceis de trocar, especialmente quando são duplos ou quando são lâmpadas que acendem e apagam em mais do que um sítio). Boas remodelações!


Sem comentários:

Enviar um comentário